Como evitar o entupimento de esgotos

• Não jogue objetos no vaso sanitário, pia ou tanque. Evite que papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, roupas, restos de comida e outros objetos alcancem a rede de esgoto.

• Use ralos, grelhas e sifões nas pias e tanques.

• Apenas a água usada na pia da cozinha, no banheiro e no tanque deve ser lançada na rede de esgoto.

• Não canalize águas de chuva nos esgotos sanitários, pois sobrecarregam a rede de esgoto provocando transbordamento e retorno para dentro das residências.

• Mantenha a caixa de gordura e de inspeção sempre limpas, pois através delas é realizada a inspeção e desobstrução da rede de esgoto, evitando assim entupimentos e a presença de insetos e odores desagradáveis.


Olha o que disse um técnico da Sabesp

Estragos na rede de esgoto podem ser evitados com iniciativas simples. É o que garantem dois funcionários da Sabesp que lidam diariamente com problemas de entupimento na tubulação da região da Sé, no Centro de São Paulo.

“O mais importante: bacia sanitária não é lixeira”, orienta Marcelo Ginesi, gerente do pólo de manutenção da concessionária na Sé. Ele conta que, em muitos casos, o entupimento das redes é provocado pelo acúmulo de cabelo, panos ou mesmo absorventes femininos e preservativos.

Procurando um Encanador em São Paulo?